Conecte-se conosco

Política

Coordenadores da Bancada do Acre solicitam urgência na análise do decreto de Estado de Emergência de Cruzeiro do Sul

Para ajudar o município, os coordenadores da Bancada federal do Acre, o Senador Sérgio Petecão

Publicado

em

Para ajudar o município, os coordenadores da Bancada federal do Acre, o Senador Sérgio Petecão e Deputada Federal Jéssica Sales participaram nesta terça-feira, 12, de uma importante reunião no Ministério do Desenvolvimento Regional, com o Secretário da Defesa Civil Nacional, Coronel Alexandre Lucas, para tratar da situação da enchente do Rio Juruá.

O município já decretou estado de emergência e solicitou o reconhecimento nacional, para que possa ter acesso aos recursos do Governo Federal. De acordo com o secretário Alexandre Lucas, o pedido de Cruzeiro do Sul será priorizado. Porém, hoje retornou via sistema S2ID com pendências, que devem ser sanadas para dar continuidade nas análises para aprovação.  Somente dessa forma o município poderá receber os recursos necessários para amenizar as dificuldades por que passam os desabrigados.

Na próxima terça-feira, 19, toda a bancada Federal acreana, participará de uma audiência com o Ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, para discutirem a devida ajuda aos desabrigados no Juruá. Até lá, os coordenadores da Bancada Federal do Acre irão acompanhar de perto todo o processo de análise do pedido emergencial feito pela Prefeitura de Cruzeiro do Sul, junto ao Governo Federal.

“São milhares de pessoas afetadas com o transbordamento do rio, que devem receber todo apoio necessário neste momento que se encontram desalojadas, assim como também, ter a devida assistência pós- enchente. Por isso vamos continuar atentos a esta importante demanda e intermediar todas as discussões necessárias que venham amenizar os danos causados”, destacou o senador da república, Sérgio Petecão.

Extremamente preocupada com a cheia do Juruá, a Deputada Federal Jéssica Sales destacou que não medirá esforços junto ao Governo Federal, visando fortalecer o apoio as vítimas da enchente.  “Sou uma parlamentar municipalista e, portanto, sempre atenta aos anseios da população. Sei que milhares de famílias ribeirinhas estão sofrendo com a alagação, assim como também os moradores de bairros do perímetro urbano, localizados as margens do rio. Nos próximos dias, estarmos pessoalmente com o Ministro Gustavo Canuto, para discutirmos estratégias de ajuda aos desabrigados, assim como também buscarmos futuramente uma proposta viável de programas habitacionais, para que no futuro, estas famílias possam viver com mais conforto e dignidade”.

Com 13 metros e 80 centímetros, o nível Juruá continua trazendo sérios problemas na segunda maior cidade do Acre. Mais de 7 mil famílias estão afetadas diretamente pela cheia do rio. Nas comunidades ribeirinhas, as águas destruíram plantações e invadiram milhares de moradias. 120 famílias estão desabrigadas e outras 2700 estão desalojadas.

ac24horas

Continue lendo

Política

Governador é homenageado com medalha da Associação Nacional dos Procuradores

O governador Gladson Cameli foi homenageado pela Associação

Publicado

em

O governador Gladson Cameli foi homenageado pela Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal (Anape) com a Medalha Anape 40 Anos, em solenidade realizada na noite desta quinta-feira, 1º, em Brasília, quando ocorreu a posse da nova diretoria da entidade, que também comemorou quatro décadas de existência.

A medalha é oferecida para autoridades e demais pessoas ou entidades que tenham prestado relevantes serviços no fortalecimento da classe de procuradores. Ao falar sobre a honraria, o governador destacou a importância da categoria em todo o país, “como guardiões da Constituição brasileira e responsáveis pela transparência legal dos atos públicos que beneficiam a população”.

Gladson Cameli reafirmou ainda seu compromisso em valorizar e apoiar o trabalho da Procuradoria-Geral do Acre (PGE), à exemplo das diversas ações já desenvolvidas, desde investimentos em infraestrutura física, tecnológica e em pessoal, além da “valorização da carreira de procurador público com a garantia de diversas prerrogativas da carreira, inclusive concedendo direitos já assegurados há muitos anos e que não haviam sido implementados”.


O governador anunciou, também, que até o fim deste ano deverá entregar a obra de reforma e ampliação da sede da Procuradoria do Estado, “que chegará a mais de R$ 10 milhões e oferecerá um ambiente digno de trabalho”. Ele lembrou ainda que, já em 2023, autorizou a contratação de um sistema de gestão de processos moderno, com uso de inteligência artificial e investimentos anuais acima de R$ 1,5 milhão. Além da recomposição dos quadros de servidores da PGE, “permitindo maior efetividade nos serviços prestados e melhor atendimento à sociedade”.

O governador destacou a contribuição dos procuradores no Acre, a exemplo da atuação no período mais crítico vivido pela humanidade nos últimos tempos – a pandemia do coronavírus -, destacando a ação do procurador do Estado, João Paulo Setti, quando esteve à frente do órgão.

“Como procurador-geral, ele contribuiu muito com orientações, no que diz respeito à área, para que pudéssemos proteger as pessoas naquele momento tão difícil”, relatou, afirmando que as ações que estão sendo promovidas pelo governo, como a obra no prédio da PGE são em reconhecimento à destacada atuação da carreira, lembrando ainda “a dedicação e empenho” do atual procurador-geral do Acre, Marcos Motta, na continuidade dos avanços na área.

“Esse é um trabalho de toda a categoria, que atuou e continuará atuando pelo melhor para o Acre”, resumiu, ao agradecer ao governador, o procurador do Estado, Paulo Setti, que também participou do evento da Anape.

Fortalecimento
Ao cumprimentar a diretoria empossada da Anape, em nome do seu presidente, Vicente Martins – que foi reconduzido ao cargo -, Gladson Cameli destacou a importância de o Acre também estar representado na entidade, por meio da procuradora do Estado, Raquel Gouveia, que integra o respectivo conselho consultivo. “A troca de informações permite avanços para o Acre e para o país”, disse.


“Vou trazer as experiências do Acre e receber, também, contribuições dos colegas de outros locais; a junção das nossas experiências resultará no fortalecimento da advocacia pública e do interesse público no Acre e no país”, afirmou Raquel Gouveia.

O evento contou com a participação de diversas autoridades, como o ministro do Superior Tribunal de Justiça, Humberto Martins, e o ex-presidente Michel Temer, que hoje é procurador do Estado de São Paulo. Do Acre, também participou a procuradora do Estado, Janete D’Albuquerque.

Por Dilma Tavares- Agencia de Notícias do Acre

Fotos: Diego Gurgel/Secom

Continue lendo

Política

PM prende monitorado que levava drogas em táxi para Plácido de Castro

Uma guarnição da Polícia Militar do Acre (PMAC)

Publicado

em

Uma guarnição da Polícia Militar do Acre (PMAC) apreendeu, nesta quarta-feira, 31, mais de um quilo de drogas com um monitorado da Justiça, em um táxi que fazia o trajeto entre os municípios de Rio Branco e Plácido de Castro.

Os militares receberam a denúncia de que um indivíduo estaria usando um táxi que saía de Rio Branco para o tráfico de entorpecentes. Após abordagem a alguns veículos na entrada da cidade, os policiais localizaram mais de um quilo de drogas, entre cocaína e pasta base de cocaína, escondido no banco traseiro de um táxi que transportava um homem monitorado por tornozeleira eletrônica.

O criminoso, que assumiu ser proprietário do material ilícito, foi conduzido à delegacia local para os devidos encaminhamentos legais.

Assessoria de Comunicação da PMAC

Continue lendo

Política

Prefeito Toscano assina estruturação do PCCR dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate a edemias

Na manhã da última quinta-feira

Publicado

em

Na manhã da última quinta-feira (01/06), o Prefeito Toscano Velozo assinou o Projeto de Lei n°12/2023 que dispõe sobre a estruturação do Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações (PCCR), dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), e dos Agentes de Combate a Endemias (ACE).

Com estas medidas, a gestão municipal está garantindo os direitos e valorizando os funcionários públicos, ligados a saúde do município.

“Estamos no processo de valorização de todos eles, e não podemos deixar de dizer nesse momento tão especial sobre a valorização dos ACS e ACE, de toda essa classe que trabalha muito, que na pandemia teve a atividade glorificada e reconhecida. Para nós, é um privilégio muito grande valorizar cada vez mais o nosso servidor municipal para que eles possam prestar serviços de qualidade para o Cidadão Murbanense. Agradeço a Câmara de Vereadores pela parceria de sempre, aprovando todos nossos projetos”, frisou o Prefeito.

Na manhã desta quinta-feira (01/06), o Prefeito Toscano Velozo assinou o Projeto de Lei n°12/2023 que dispõe sobre a estruturação do Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações (PCCR), dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), e dos Agentes de Combate a Endemias (ACE).

Com estas medidas, a gestão municipal está garantindo os direitos e valorizando os funcionários públicos, ligados a saúde do município.

“Estamos no processo de valorização de todos eles, e não podemos deixar de dizer nesse momento tão especial sobre a valorização dos ACS e ACE, de toda essa classe que trabalha muito, que na pandemia teve a atividade glorificada e reconhecida. Para nós, é um privilégio muito grande valorizar cada vez mais o nosso servidor municipal para que eles possam prestar serviços de qualidade para o Cidadão Murbanense. Agradeço a Câmara de Vereadores pela parceria de sempre, aprovando todos nossos projetos”, frisou o Prefeito.

Purus Acontece

Continue lendo

Trending