Conecte-se conosco

Outras

O setor imobiliário no Acre em 2019: expectativas e tendências.

Após anos de crise econômica, o setor começa com muitas expectativas positivas para o ano de 2019.

Publicado

em

Após anos de crise econômica, o setor começa com muitas expectativas positivas para o ano de 2019. No segundo semestre de 2018 e neste ano já começam a aparecer sinais de recuperação com a melhora de alguns setores de mercado, incluindo principalmente o ramo de imóveis, onde foi percebido um aumento superior a 32% no segundo trimestre de 2018 se comparado as vendas no mesmo período de 2017.

No estado do Acre o aumento é notado especialmente em empreendimentos verticais – condomínios e prédios – dados de levantamento divulgado pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Acre (Crea-AC).

A expectativa é otimista de que o ano de 2019 seguirá sendo de recuperação, especialistas e investidores começam finalmente a vislumbrar, enfim a “luz no fim do túnel” com o significativo aumento de transações como vendas e locações, em sua maioria por imóveis usados.

Uma das razões pode ser percebida no Censo Demográfico de 2010, que aponta o desejo dos compradores em adquirir imóveis em condomínios. Essa é uma preferência da população brasileira. No entanto, existe uma dificuldade logística somada à falta de matéria-prima para grandes empreendimentos se torna o principal entrave para o mercado da construção civil no estado do Acre.

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 1 a cada 10 brasileiros residem em apartamentos e não tem intenção em comprar ou alugar imóveis que não sejam nesses moldes.

O setor imobiliário recebeu uma injeção de capital devido o período de aquecimento no mercado, representado pelo aumento nas vendas em âmbito nacional, profissionais garantem que este é o melhor momento para investir, e para as construtoras que pretendem lucrar na região precisam apostar em insumos de infraestrutura para a viabilização de obras verticais e condomínios para moradia, pois a carência de mercado é grande, mas em contrapartida a demanda não para de crescer. É cada vez maior o número de compradores buscando imóveis à venda em portais como o Agente Imóvel.

O interesse por condomínios é positiva, mas também ressalta a importância do cumprimento das normas de segurança exigidas pelo Governo Federal em empreendimentos imobiliários verticais, algumas delas são: autorização dos órgãos locais de urbanização para uso do terreno, altura do edifício, divulgação do nome e registro do engenheiro responsável pelo projeto.

O crescimento de investimentos e construções de empreendimentos no estado do Acre chamam a atenção de companhias e associações de comércio e infraestrutura que propiciam a melhora da qualidade de vida da população.

Da redação

Continue lendo