Conecte-se conosco

Últimas Notícias

Nível do Rio Madeira continua subindo em Porto Velho e Abunã

Publicado

em

O nível do Rio Madeira subiu em Porto Velho e na região de Abunã, e continua levando apreensão não somente para as comunidades ribeirinhas como para os moradores de Extrema, Nova Califórnia e Acre, que temem pela alagação da BR-364. Se isto ocorrer, essas localidades ficam isoladas pela via terrestre.

Em Porto Velho, que já vive o drama das enxurradas e alagações, o nível do Rio Madeira saiu de 13,59 metros para 13,68m, e em Abunã, de 20,07 metros para 20,09m na medição das 6 horas desta quinta-feira (10). Os dados são da Defesa Civil do Acre. Desde o começo do ano o rio oscila mas sempre preocupando as autoridades.

O Rio Madeira é influenciado pelas ocorrências climáticas na Bolívia. Chuvas imprevisíveis associadas ao fenômeno El Niño já deixaram cerca de 2.200 famílias afetadas e 975 afetadas em cinco municípios bolivianos, o que pode seguir elevando o rio no Brasil.

A previsão climática é de mais chuva em Rondônia. A Divisão de Meteorologia do Sistema de Proteção da Amazônia informa que as chuvas devem continuar por todo o Estado e o dia deve ser chuvoso em toda a região norte e oeste do Estado nesta quinta.

Continue lendo

Policial

Em desdobramento da operação “Carretera Cerrada” Polícia Civil prende três com envolvimento em roubo de caminhonetes em Plácido de Castro

A Polícia Civil no município de Plácido de Castro, com apoio do Departamento de Polícia Civil da Capital e do Interior

Publicado

em

A Polícia Civil no município de Plácido de Castro, com apoio do Departamento de Polícia Civil da Capital e do Interior (DPCI) prendeu ao final da tarde desta sexta-feira, 18, três pessoas investigadas por roubo de caminhonetes na região de fronteira.

Em mais um desdobramento da operação “Carretera Cerrada”, a Delegacia Geral de Plácido, com apoio de Policiais do Departamento de Polícia da Capital e do Interior (DPCI), promoveu uma ação contra mais um grupo criminoso especializado na subtração de caminhonetes.

Ao todo foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão e foram presos três autores – F.S.O, de 20 anos de idade, A.N.P.S de 19 anos de idade e E.P.S de 21 anos de idade.
Os indivíduos são investigados pela invasão a uma residência em março de 2021.

De acorso com a investigação, os bandidos estavam encapuzados e com armas de fogo em punho.
Os autores – munidos de 01 (uma) arma de fogo tipo espingarda e de armas brancas (facas) -, anunciaram o assalto, renderam os moradores, e os amarraram no quarto de hóspede.

Após conterem as vítimas, os roubadores exigiram a chave da caminhonete, e passaram a revirar a casa procurando objetos de valor, momento em que encontraram o revólver do dono da casa sobre a cabeceira da cama e uma espingarda que foi também subtraída.
A intensão dos autores era na verdade subtrair a caminhonete das vítimas.
Por fim, sem lograr êxito no plano de subtrair a caminhonete, os bandidos saíram da casa levando as armas, relógios e celulares das vítimas.

Presos, os investigados foram levados à delegacia Geral de Plácido de Castro onde foram indiciados pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo, cárcere privado e roubo majorado. Após procedimento de praxe, os investigados foram colocados à disposição da justiça.

Ascom/Polícia Civil do Acre

Continue lendo

Policial

MPAC empossa sete promotores de Justiça promovidos para o interior

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) deu posse, nesta sexta-feira (18), a sete promotores de Justiça

Publicado

em

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) deu posse, na ultima  sexta-feira (18), a sete promotores de Justiça de entrância inicial e final, promovidos pelos critérios de merecimento e antiguidade, para as unidades administrativas de Feijó, Plácido de Castro, Xapuri, Mâncio Lima, Bujari, Acrelândia e Tarauacá, respeitando os critérios de merecimento e antiguidade. Os Termos de Posse foram assinados pela procuradora-geral de Justiça, Kátia Rejane de Araújo Rodrigues.

A cerimônia foi realizada em formato de videoconferência, obedecendo às medidas de prevenção ao contágio pelo novo coronavirus. A transmissão ocorreu através da plataforma digital Zoom e também ao vivo no canal oficial do MPAC no Youtube. Na ocasião, tomaram posse os promotores de Justiça Manuela Farhat (Feijó), José Lucivan Nery (Plácido de Castro), Thiago Marques (Xapuri), Antônio Alceste (Bujari), Bianca Bernardes (Mâncio Lima), Vanderlei Cerqueira (Acrelândia) e Júlio Cesar de Medeiros (Tarauacá).

Os membros promovidos ingressaram na carreira do MPAC por meio do XII concurso público da carreira e tomaram posse em julho de 2017. A procuradora-geral de Justiça destacou o compromisso de sua gestão para com a movimentação na carreira do MPAC, além de sua alegria em acompanhar os jovens membros desde a convocação, a posse, o curso de formação, o vitaliciamente e a tão almejada promoção.

“Vivi junto com Vossas Excelências o início desse sonho e de suas trajetórias no MPAC, por isso, esse momento é tão especial para Vossas Excelências quanto é para mim. Tenho a plena convicção de que o trabalho que farão nessas localidades será feito com a mesma dedicação, compromisso e empenho, empregados nas demais Promotorias de Justiça pelas quais passaram nos últimos anos. Que a humildade, a coragem, a independência, a prudência e a justiça guiem suas jornadas”, externou a procuradora-geral.

O corregedor-geral do MPAC, Celso Jerônimo de Souza, também manifestou suas congratulações aos membros promovidos. “Quero dizer da minha alegria e satisfação nesse momento. Desejo à cada um de vocês “Boa sorte” nesse novo desafio, nessa missão tão importante, nesse grande desafio de promover a justiça. Parabéns a todos e que Deus esteja sempre com cada um de vocês”, externou o corregedor-geral.

Movimentações recordes na carreira

Prevista na Lei Orgânica do MP acreano, a movimentação da carreira ministerial se dá por antiguidade e merecimento, de uma entrância para outra entrância, termo que corresponde ao porte de cada unidade administrativa. Analisada pelo Conselho Superior do MP, a promoção por merecimento leva em conta a atuação do membro durante a carreira, enquanto a por antiguidade considera o tempo do membro no cargo.

“Falta poucos meses para encerrarmos nossa gestão e aqui eu deixo meus agradecimentos ao Colégio de Procuradores de Justiça, à Corregedoria Geral, ao Conselho Superior, à Secretaria Geral, à Secretaria dos Órgãos Colegiados, e aos demais que contribuíram para que a nossa gestão cumprisse com excelência um dos compromissos que sempre ocupou a centralidade da nossa agenda, que é as movimentações recordes na carreira do Ministério Público”, externou a PGJ.

O compromisso regimental prestado pelos membros promovidos foi proferido pela promotora de Justiça Manuela Farhat. Em nome de todos os empossados, o promotor de Justiça Antônio Alceste deixou uma mensagem de incentivo e coragem aos jovens colegas de profissão.
“Lutemos, então, para que a Constituição Federal de 1988 não se transforme num monturo, ou numa folha de papel em branco, sem forma normativa, e não seja esvaziada pela hipocrisia, desfaçatez, pelo “achar que”. Lutemos, pois, das nossas unidades administrativas, com o verbo e a caneta nas mãos”, disse o promotor de Justiça.

Ana Paula Pojo – Agência de Notícias do MPAC

Continue lendo

Outras

Idosos: MPAC realiza nova inspeção no Lar Vicentino

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Promotoria de Justiça Especializada de Defesa da Pessoa Idosa e Pessoa com Deficiência, realizou, na última quinta-feira (17), inspeção no Lar Vicentino Dona Raimunda Odília, em Rio Branco.

Publicado

em

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Promotoria de Justiça Especializada de Defesa da Pessoa Idosa e Pessoa com Deficiência, realizou, na última quinta-feira (17), inspeção no Lar Vicentino Dona Raimunda Odília, em Rio Branco.

O objetivo foi verificar as condições de funcionamento do local, eventuais situações de irregularidades e, em especial, constatar quais as mudanças que ocorreram após a última inspeção, realizada em outubro de 2020, a qual resultou em uma recomendação orientando adotar medidas concretas que pudessem sanar problemas encontrados.

A atividade atende à Resolução nº 154/2016, do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), que trata da atribuição do MP para fiscalizar instituições de longa permanência para idosos, além da Portaria nº 25/2018, do MPAC, que instaurou procedimento administrativo para acompanhar e realizar inspeções periódicas no Lar Vicentino.

A inspeção foi conduzida pelo promotor de Justiça Júlio César de Medeiros, acompanhado por equipe técnica do Núcleo de Apoio Técnico (NAT) e por servidores da promotoria. Foram avaliados aspectos como a constituição formal da instituição, recursos humanos, qualidade do serviço de acolhimento e a estrutura física do local.

Munida com equipamentos de proteção contra Covid-19 e em número reduzido, a comitiva do MP acreano constatou que houve avanços na unidade de acolhimento. A limpeza, a conservação e a segurança se mostraram satisfatórias. Também os funcionários demonstraram mais empenho em oferecer tratamento humanizado aos internos.

O promotor de Justiça destacou que o trabalho de fiscalização é primordial para garantir a qualidade de vida dos idosos abrigados.

“Essa inspeção tem significado muito especial, não apenas por marcar a atuação incessante, proativa e qualitativa do MP, mesmo durante a pandemia, mas, principalmente, por ser um marco na constatação in loco da flagrante evolução nas condições materiais e humanas do Lar dos Idosos, após a expedição de recomendação pela nossa Promotoria, em fevereiro deste ano”, afirmou o promotor Júlio.

Ele acrescentou ainda que o NAT irá elaborar parecer técnico, no qual serão identificadas melhorias e o que ainda precisa ser implantado. Mas, para o promotor, já é possível notar mudanças promovidas pela nova gestão iniciada em fevereiro de 2021.

“São visíveis a olho nu as mudanças na alimentação dos residentes, que hoje está sob a responsabilidade de um nutricionista, bem como a parte médica, pois hoje eles contam com um clínico geral e um geriatra, além de fisioterapeuta e mais profissionais no setor de enfermagem.”

 

Jaidesson Peres – Agência de Notícias do MPAC

Continue lendo

Trending